PROTÓGENES ACUSA MULHER DE GURGEL DE LEVAR PROPINA

PROTÓGENES ACUSA MULHER DE GURGEL DE LEVAR PROPINA

:

 

Deputado federal pelo PCdoB afirmou que a subprocuradora Cláudia Sampaio recebeu R$ 280 mil do banqueiro Daniel Dantas e que o dinheiro também teria sido oferecido ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel; empresário do Banco Opportunity entra com queixa-crime contra o parlamentar no STF e Gurgel vê a acusação como “calúnia” de um deputado que, agora, será investigado pelo Supremo; Protógenes é acusado de ter vendido a Operação Satiagraha a interesses privados

 

29 DE MAIO DE 2013 ÀS 09:40

 

247 – O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) acusou a subprocuradora Cláudia Sampaio de ter recebido propina do banqueiro Daniel Dantas e levantou suspeitas sobre seu marido, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Segundo o parlamentar, que deu as declarações no último dia 9, num encontro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Caetano do Sul (Grande São Paulo), o dinheiro teria como objetivo fazer com que o empresário não fosse investigado e que a subprocuradora desse parecer ao STF favorável à quebra dos sigilos telefônico, fiscal e bancário do deputado.

O encontro onde ocorreu a fala do parlamentar teve como tema “Os bastidores da Operação Satiagraha”, ação iniciada em 2008 e comandada por Protógenes, então delegado da Polícia Federal. Na ocasião, Dantas acabou sendo preso e solto em menos de 24 horas por ordem do ministro Gilmar Mendes, do STF. A operação foi suspensa por conta de atuação irregular de agentes da Abin. No final de abril, no entanto, Cláudia Sampaio, que já havia se manifestado pelo arquivamento da apuração, reapresentou parecer favorável à investigação, alegando que Protógenes tinha conta na Suíça e que a PF havia encontrado R$ 280 mil na casa do deputado.

Na palestra, Protógenes rebateu as acusações, afirmando que pedirá certidão à Justiça comprovando que não houve a apreensão do dinheiro. “Essa mulher (Cláudia) fez isso (…) Essa certidão vai ter que atestar que não existe 280 mil apreendidos, eu não sei de onde ela tirou, talvez seja os 280 mil que o Daniel Dantas tenha dado para ela, prá dar esse parecer… de cafezinho, né?”, disse o deputado. Ele ressalta o fato de que em nenhum outro caso a Procuradoria voltou atrás, como ocorreu com esse, em que Cláudia Sampaio mudou seu parecer. “É perigoso para o Estado ver instituições superiores comprometidas e corruptas”, declarou.

O advogado do banqueiro Daniel Dantas, que foi chamado de “bandido” por Protógenes, apresentou queixa-crime no STF contra o deputado por calúnia e difamação, como noticiou nesta terça-feira o 247. Andrei Zenkner, argumenta que as ofensas do delegado afastado não têm qualquer relação com a atividade de deputado e que o Supremo vem afastando a imunidade parlamentar em casos como esse. Já Roberto Gurgel definiu como “calúnia” as acusações de Protógenes. “A calúnia foi feita imediatamente após terem sido requeridas diligências em inquérito a que o deputado responde no STF, circunstância que fala por si mesma”, disse o procurador-geral.

 

 

COMENTÁRIOS

3 comentários em “Protógenes acusa mulher de Gurgel de levar propina”

  1. Mário 29.05.2013 às 10:10

    Vamos esperar as provas do Delegado, se tiver, vai ser a coisa mais linda do mundo.

  2. mirian pereira 29.05.2013 às 09:54

    Essa palestra do Protógenes foi dia 9, há vinte dias, por que o PIG só divulgou isso agora ? alguém sabe me dizer ?

  3. Tutu 29.05.2013 às 09:52

    Com toda certeza, posso prever que quem se dará mal nessa história será Protógenes, pois está lutando só contra o poderoso exército de Dantas, que conta entre seus soldados mebros do alto escalão do MP, do STF, além de uma verdadeira bancada no Congresso e, para arrematar, a venal mídia brasileira, para transformá-lo de vilão em vítima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.